Peças para o próximo leilão

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  • Floreiro em pâte de verre francesa, estúdio "Émile Gallé", elegantemente moldado no formato bojudo na técnica cameo e ornado com motivos vegetais em camadas de policromia. Assinado no corpo inferior "Galle" (no. 3675 - Glasmarken Lexikon). 7,5 cm de altura e 5,7 cm de diâmetro. França, período compreendido entre os anos de 1920 e 1925.
  • Rara sopeira, com sua tampa, e présentoir de porcelana chinesa de exportação dita "Companhias das Índias" moldadas em secção octogonal com abas recortadas, alças laterais nos formatos de cabeça de javali e pega da tampa no formato fitomórfico, em fruto, e ornadas com motivos de flores de crisântemos, libélulas e folhas, entremeando o tradicional tema dos cem gamos baseado na famosa pintura "Corças no Bosque de Outono", ao padrão "chinese blue", emoldurada por cercadura com desenhos simbólicos com emblemas da felicidade. 36 cm x 23 cm x 21 cm de altura, a sopeira, e 32 cm x 38,5 cm, o présentoir. Na parte posterior da tampa, etiqueta do antiquário sueco de Estocolmo "M. Molvidson AB". China, dinastia Qing, reinado Qianlong (1736 - 1795).
  • DJANIRA DA MOTTA E SILVA (Avaré, SP, 1914 - Rio de Janeiro, RJ, 1979) "Figura com flores", óleo sobre tela, medindo 93 cm x 60 cm, a.c.i.d.. No verso, assinado e datado "1959" e etiqueta da casa "Galeria Contemporânea" do Rio de Janeiro. (Ex coleção Dr. Paulo Giordano, reproduzido em anúncio de leilão do espólio no jornal "A Relíquia" pela casa leiloeira de São Paulo, "Milu Molfi Leilões" em 2010) (Necessitando de limpeza da tela)
  • Aparelho para chá e café em prata portuguesa do Porto, teor de toque 0,833, marca do ourives português Manuel Alcino de Carvalho Moutinho (No. 2834) elegantemente lavrado ao estilo regencial D. José I com guilhochados e repuxados em volutas com rocalhas, conchas e acantos, pegas em curvas e contracurvas, pescoços recurvos terminando em desenho dito bico de pato e pega de tampa no formato de pinha, composto de bule para chá, com tampa, bule para café, com tampa, leiteira, açucareiro, com tampa, e bandeja oval. Total de 05 peças. 31,5 cm de altura, o bule maior, e 47 cm x 35,5 cm, a bandeja. Total de 4,596 kg. Portugal, década de 1940.
  • BARÃO DE CAMPO MÍSTICO (ANTONIO TEIXEIRA DINIZ (1836 - 1918)) - FAZENDA CAMPO MÍSTICO Raro baú-cofre mineiro lavrado em madeira recoberta por couro com pregaria miúda, alças laterais em argolas e fechadura em ferro batido, sobreposto a cavaletes de madeira entalhada. Na lateral, iniciais do proprietário em pregaria. 77 cm x 42 cm x 48 cm de altura, só o baú. Brasil, século XVIII.
  • ANTÓNIO BOTTO (Concavada, Portugal, 1897 - Rio de Janeiro, RJ, 1959) "Amor", poema manuscrito inédito em 1947 e colagem com desenho a nanquim, sobre papel, medindo 35,5 cm x 36 cm, a.c.i.d., datado "1947", situado "Londres".
  • CORRADO BETTA (Asti, Itália, 1870 - Torino, Itália, 1935) "Desfalecida", escultura de bronze patinado, sobre base de pedra mármore Nero Portoro, medindo 37 cm x 24 cm x 22 cm de altura. Peça assinada na base. Itália, circa 1900. (Apresentando pequena lasca no vértice da base de mármore)
  • QUIRINO DA SILVA (Rio de Janeiro, RJ, 1897 - São Paulo, SP, 1981) "Retrato de Emy Bomfim", óleo sobre tela, medindo 55 cm x 49,5 cm, a.c.i.e., situado "S. Paulo", datado "1952" (Inacabado). No verso, carimbo da casa "Suporte Montagem de Arte" de São Paulo.
  • SAMSON FLEXOR (Soroca, Bessarábia, Rússia, 1907 - São Paulo, SP, 1971) "Cristo flagelado - Estudo para a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", técnica mista sobre papel, medindo 37 cm x 28 cm, a.c.i.e., circa 1955.
  • BARÃO DE CAMPO MÍSTICO (ANTONIO TEIXEIRA DINIZ (1836 - 1918)) - FAZENDA CAMPO MÍSTICO Raro conjunto de dez talheres remanescentes de faqueiro francês de metal espessado a prata, orfèvrerie "Christofle", modelo "Marly", ornados com repuxes de motivos viníferos, pertencentes ao Barão de Campo Místico, utilizados em banquete realizado para o imperador D. Pedro II quando de sua visita à estância do barão na localidade de Poços de Caldas, recepção esta descrita no livro "O Imperador e o Coronel", sendo as peças colher para arroz, concha para caldos, concha de molheira com vermeil, garfo, faca, colher, garfo para sobremesa, faca para sobremesa e colher para sobremesa.  França, período compreendido entre os anos de 1844 e 1862.
  • Tapete turcomeno Turcoman medindo 3,31 m x 1,69 m = 5,59 m2. Peça assinada na borda. Turcomenistão, circa 1920. (Apresentando pontos rapé)
  • Tapeçaria francesa da manufatura "Aubusson" tecida em ponto fino em desenho clássico de cena galante campestre, ao estilo das peças "Watteau", medindo 1,07 m de altura por 1,32 m de comprimento. No verso, etiqueta da casa londrina "Essie". França, século XIX. (Apresentando alguns pontos soltos, necessitando de fixação da tessitura)
  • Escultura de faiança branca esmaltada do Porto, manufatura de Vila Nova de Gaia "Fábrica Devezas - José Pereira Valente", moldada na representação feminina, em simbologia alegórica da "Primavera", sobre base chanfrada, medindo 36 cm x 32 cm x 1,03 m de altura. Portugal, período compreendido entre os anos de 1870 e 1890. (No estado, apresentando marcas de ação do tempo, pequenos desgastes e restauro no braço)
  • DINO BUENO Par de xícara para chá, com seus pires, em porcelana francesa de Limoges, manufatura "W. Guérin & Cie.", elegantemente decorada com barrados em gregas e cercaduras em desenho "lance-de-fer" com douração a ouro e monograma central entrelaçado "DB", em mesma ornamentação. Na parte inferior, marca da manufatura e marcas adicionais das casas "J. Pouyat" e "JMB" de Limoges. França, circa 1900.  (Antônio Dino da Costa Bueno (Pindamonhangaba, SP, 1854 - São Paulo, SP, 1931) foi advogado, juiz, professor e político brasileiro. Em 1896 foi nomeado secretário do Interior do Estado de São Paulo, durante a presidência de Campos Salles. Foi diretor da Faculdade de Direito de São Paulo de 1908 a 1912. No Senado do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo, foi presidente de 1924 a 1930, sucedendo a Jorge Tibiriçá Piratininga. Como presidente do Senado Estadual de São Paulo, foi proclamado presidente interino do Estado de São Paulo após a morte do titular do cargo, Carlos de Campos, cargo que exerceu de 27 de abril a 14 de julho de 1927, quando entregou o governo ao presidente eleito do estado Júlio Prestes.)
  • 1o. BARÃO DE ALEGRETE Tigela de porcelana chinesa de exportação dita "Companhias das Índias", decorado ao padrão Yang-cai, conhecido como famille rose, em motivos florais e cercadura e barrado ornamental estilizados. 27 cm de diâmetro. China, século XIX. (Serviço reproduzido à pág. 109 do livro "Louça da Aristocracia no Brasil", de Jenny Dreyfus)  (João José de Araújo Gomes, 1º. Barão de Alegrete, por decreto de 15 de Novembro de 1846, nasceu no Rio de Janeiro em 1806 e aí faleceu em 1862.)
  • ESCOLA DE POTOSÍ "San Izidro", óleo sobre tela, medindo 86 cm x 72 cm. Bolívia, século XVIII. No verso, carimbo da casa "Ao Quadro Elegante" de São Paulo. (Reentelado)
  • JOHN GUILLIM (Herefordshire, Reino Unido, 1565 - 1621) "A Display of Heraldry". The sixth edition. London: printed by T.W. For R. and J. Bonwicke and R. Wilkin in St. Paul's Church-Yard; and J. Walthoe and Tho. Ward, in the Temple. Obra clássica sobre Heráldica, ricamente ilustrada com escudos e brasões da nobreza. Formato gigante. Estupenda encadernação de luxo, em couro pleno vinho, com todas as faces externas (capa, costa e lombada) ricamente ornamentadas com belos desenhos dourados a ouro, lombada trabalhada, e douração plena. Ótimo estado (exterior e interior). Ex Libris "Hermann Marx". 45,5 cm  x 30 cm, fechado. Inglaterra, datação para o ano de 1724.
  • DINO BUENO (ANTÔNIO DINO DA COSTA BUENO (1854 - 1931)) - PALACETE NOS CAMPOS ELÍSIOS Excepcional lustre inglês, originalmente a gás e adaptado para iluminação, lavrado em bronze composto de seis braços de luz, um ponto central inferior, e três superiores, de iluminação, ornado com barrado inspirado no neoclassicismo contendo varanda decorada por elementos de guirlandas, querubins, conchas rocalhadas e folhas de acanto, hastes recurvas terminando em palmetas estilizadas, pinácula inferior, ornatos de rosáceas estáticas e canutilhos em caneluras. Plafond central e seis cúpulas, em cristal, lapidados ao ácido e ornados com pinturas esmaltadas em motes foliáceos. 84 cm de diâmetro e 1,05 m de altura. Inglaterra, século XIX.
  • ANITA MALFATTI (São Paulo, SP, 1889 - 1964) "Retábulo", óleo sobre madeira, medindo 61 cm x 80 cm, a.c.i.d., no painel central, em a.c.i.d. em monograma "ACM", nos painéis laterais. Reproduzido às págs. 30 e 31 do catálogo "É Sacro. É Moderno" do Museu de Arte Sacra de São Paulo, constante desta exposição no ano de 2022. (Coleção Antônio Osório)
  • Rara mesa inglesa para jogos de gamão e xadrez finamente lavrada em madeira nobre em chi liau, conhecida como charão, ao estilo japonnais, em suntuosa e refinada técnica do togidashi em fundo de laca negra com desenhos a ouro, contendo profusas cenas típicas ao mote nipônico em figurações, paisagens e foliáceos. Caixa contendo tampo reverso com tabuleiro para xadrez e tampo interno para gamão, com abertura em pinácula inferior, composto de três gavetas frontais, laqueadas internamente, contendo puxadores circulares, sobreposta a fuste central torneado terminando em base tripoide recortada com pés em garras estilizadas douradas a ouro. Acompanha tampo sobreposto de vidro bisotado. 61 cm x 50 cm x 75 cm de altura. Inglaterra, reinado George III, período compreendido entre os anos de 1780 e 1820. (Apresentando marcas de uso e ação do tempo, com algumas fissuras e marca de restauro)

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